TechShop
1000000000
Awards Won

Um bilhão de dólares ou, numericamente, 1.000.000.000 é muita coisa. E foi o montante arrecadado até agora pelo mais famoso site de crowdfunding do mundo, o Kickstarter. Desde a sua fundação até o mês passado, esse número equivale a quantidade de crianças até 10 anos de idade no mundo.

O bilhão é um número tão pomposo ajuda a entender o poder do movimento Makers. Todo mundo pode criar qualquer coisa.

Durante 2013 criamos algumas iniciativas sob o guarda chuva Makers. Entre eles, fizemos alguns workshops  de Arduino e de impressão 3D, mas sem nenhuma expectativa de repercussão. Os cursos foram bem, mas o mais interessante foi ver o perfil de quem fez se inscreveu e o que os motivou a participar. Eram músicos, dentistas e, incrivelmente, a maioria não eram pessoas que consideramos ser de ramo da tecnologia. Propositadamente coloquei minha filha e uma amiga de 10 anos no workshop de impressão 3D para ver a reação. E surpreendentemente elas entenderam e trabalharam sem notar absolutamente nenhuma diferença dos adultos.

No final de 2013 fui para São Francisco e visitei uma empresa chamada TechShop. Chegando lá perguntei o que eles faziam. O rapaz gentilmente respondeu “Nós somos como uma academia de ginastica que ao invés de você exercitar os seus músculos, você exercitará a sua imaginação através dos nossos aparelhos e recursos”. E fiz um Tour pelo Local e vi dezenas de pessoas criando de jóias a aparelhos eletrônicos.

Apesar de sempre ter acreditado no movimento, foi nesse momento que consegui materializar o quanto ele já estava forte. E a certeza que ele veio para ficar. Nesta “academia”, comprei o livro do fundador da TechShop (The Maker Movement Manifesto) e fiquei encantado com a sua história e coragem de abrir tantas lojas de milhões de dólares pela Califórnia.

O Makers é um movimento que junta uma série de conhecimentos e constrói um mundo diferente a todo mundo. Ele derruba o entendimento que o nosso papel na sociedade e na economia é de “comprador” somente e nos coloca numa posição de “criador”. Isso, que talvez seja difícil para a maior parte dos adultos, para uma criança muda completamente a sua visão do mundo.

Há 30 anos, quando eu brincava de Lego eu criava um mundo de brincadeira. Hoje uma criança pode fazer o caminho inverso, levando sua brincadeira para o mundo de verdade. Em 2012, quando o Cava me mostrou o Makers, e aos poucos eu fui descobrindo o potencial do movimento, eu falei para o Cava da importância desse movimento vir para o Brasil.

Ano passado finalmente conseguimos dar o primeiro passo, trazendo através de palestras, eventos, workshops etc. Centenas de pessoas impactadas nessas ações e alguns milhões através da divulgação, trabalho jornalístico de parceiros como UOL, Gizmodo, Update or Die, Mac Magazine, Meio & Mensagem e, é claro, da mídia expontânea. Estamos torcendo para que, assim como o fundador da TechShop, o Brasil tenha muitas histórias maravilhosas para contar nos próximos anos.

Alon Sochaczewski

Autor de dois livros sobre tecnologia, comunicação e negócios, Alon é empreendedor serial e atua no mercado digital desde 1995.

A inscrição somente será efetuada após verificação de pagamento pelo sistema, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso.

Política de reembolso.

Em caso de cancelamento anterior a 120 horas do início do curso (5 dias corridos) será devolvido 85% do valor da inscrição.
Até 120 horas antes do início do curso (5 dias corridos), devolução 50% do valor da inscrição.
Em casos de não comparecimento ou cancelamento em até 48 horas antes do início do curso (2 dias), nenhum reembolso será realizado.

Até 48 horas de antecedência, o aluno poderá ceder sua vaga para outra pessoa, bastando indicar os dados da mesma. Esta vaga vale para o mesmo evento, não valendo para eventos que venham a ser realizados posteriormente. No caso do aluno optar por ceder sua vaga para outra pessoa, nenhum reembolso será realizado.

Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do evento, curso ou workshop, o Makers Brasil tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Neste caso, o reembolso será integral (100% do valor da inscrição) caso o aluno não opte por utilizar o valor como crédito em algum evento, curso ou workshop a ser realizado em outra data.

Qualquer devolução será realizada via depósito em conta.

O pedido de cancelamento deverá ser realizado pelo email que realizou o pagamento e está cadastrado no sistema, incluindo no pedido os dados completos da conta para receber o reembolso.

O depósito em conta será realizado em até 5 dias úteis do pedido de cancelamento. Poderá ser realizado via DOC, levando até 48 horas para entrar na conta indicada. Caso a forma de pagamento tenha sido via cartão de crédito, esta transação não será cancelada. O aluno receberá o reembolso via depósito bancário e caberá a ele arcar qualquer pagamento do seu cartão, incluindo possíveis multas por atraso caso ele não realize o pagamento em dia.

Em caso de dúvidas, entre em contato.

Comprometimento é o nosso compromisso

Professores especialistas

Para ter os melhores professores não basta achar as melhores pessoas. Temos um processo para preparar, acompanhar e avaliar nossos professores.

Didática é fundamental

Nos último 2 anos, tivemos centenas de alunos. Adultos e crianças, homens e mulheres e de uma variedade muito grande de profissões. Professor, dentista, médico, advogado, terapeuta, artista, programador, publicitário, comerciante, administrador, psicólogo, economista etc. Esta abrangência nos obriga ter didática para ensinar assuntos técnicos de forma fácil para leigos, sem ser tediosa para os experts.

Suporte a parte prática

A maior quantidade de professores por aluno do mercado. Durante a parte prática, um aluno com dúvida não demora para ser atendido.

Infraestrutura

Nos cursos práticos, cada aluno com seu próprio material. E sempre temos material extra para emergências. Se um componente apresenta problemas, conseguimos substituí-lo rapidamente.

Aulas em constante evolução

Estamos sempre atualizando os cursos e pensando em como melhorá-los. Acreditamos na evolução constante.

Estamos na frente

Somos a primeira escola e a única estruturada nos temas que abordamos. Em alguns temas, somos os únicos do mercado. Estar na frente também é importante quando um dos nossos objetivos é distribuir melhor o futuro que já chegou.

99,7% de aprovação

Os alunos avaliam de forma anônima pontos como domínio do professor, conteúdo, didática e infraestrutura. Praticamente todos os alunos recomendam nossos cursos.

Nossa avaliação representa nosso comprometimento.

Procurar