Caneta 3D

Semana passada fizemos um convite aberto na nossa página no Facebook para quem quisesse testar a 3Doodler, a primeira caneta 3D do mundo. O primeiro convidado escolhido foi Alex Liki. Ele é ilustrador e modelador 3D. Em sua página no Vimeo você pode conhecer um pouco de seu trabalho. O papo foi ótimo e vamos repetir a experiência com outras pessoas. Organizaremos em nossa página no Facebook, acompanhe por lá. No texto abaixo, Alex conta um pouco de sua experiência com a caneta. Boa leitura.

Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3DCaneta 3DCaneta 3DCaneta 3DCaneta 3DCaneta 3D

Por Alex Liki

Tive a oportunidade de testar a 3DDoodler durante algumas horas e me diverti muito. A possibilidade desenhar em 3 dimensões é estimulante desde o principio e assim que comecei a pegar o jeito, uma série de idéias surgiram na minha cabeça.

A princípio o tamanho da caneta é um pouco incômodo e faz com que o trabalho em partes pequenas se torne difícil, mas isso é algo que se acostuma rapidamente. Ela possui duas velocidades controladas por dois botões perto da ponta, os quais você deve decidir se usará o indicador ou o polegar para acionar. No fim das contas as diferenças de velocidade são pequenas e o que deve servir de fator determinante para a escolha é qual posição é mais confortável para quem está usando (eu escolhi usar o polegar).

Conseguir fazer com que os traços fiquem exatamente como se quer não é fácil, pois é necessário que os movimentos sejam feitos em uma velocidade constante do principio ao fim. Fazer traços verticais também é mais difícil do que os vídeos sugerem, apesar de ser muito legal quando você começa a ganhar fluência neles.

A quantidade de material necessária para se “desenhar” é menor do que eu imaginava. Para fazer a libélula eu usei apenas um “palito” verde e 1/10 de um “palito” rosa.

A 3DDoodler é mais legal pela tecnologia que ela representa como futuro do que efetivamente pelo que ela consegue fazer hoje. A sensação é a de estar usando uma versão rudimentar de uma tecnologia que vai evoluir muito em pouco tempo (como algumas concorrentes da caneta em questão já sugerem).

Impressão 3D, em todas as suas formas, é o futuro.

Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3DCaneta 3DCaneta 3DCaneta 3D
Procurar