Este post faz parte da nossa série de dicas simples e despretensiosas (e as vezes até bobinhas), mas que podem ajudar bastante no dia a dia dos makers. Tem alguma dica legal? Envie para nós.

Cabos de rede (ethernet) são perfeitos para prototipar, pois eles são rígidos e tem a medida padrão da pinagem.

É relativamente fácil achar um usado e, para pequenos pedaços dos protótipos, dificilmente terá problema em aproveitar cabos velhos.

Um único cabo de rede vem com 8 cabos dentro. Laranja, azul, verde, marrom e mais 4 cabos brancos com detalhes nessas mesmas cores.

Em alguns protótipos menores, cabos rígidos são bons pois permitem organizar bem os componentes dentro de uma caixa pequena.  Dependendo da situação, isso pode ser bem interessante. Veja na foto da galeria, os cabo seguram um Arduino Pro Mini no ar e ele, por sua vez, um grupo de leds.

Fora isso, por ter medida muito próxima do padrão da pinagem, são mais fáceis de soldar em placas pequenas (como o Arduino Pro Mini) e cabem na breadboard. Não fica super justo, mas é o suficiente. E muito mais barato que os cabos que vem nos kits, cujo suporte de borracha quebra com facilidade.

Ethernet 02
Procurar