Este post faz parte da nossa série de dicas simples e despretensiosas (e as vezes até bobinhas), mas que podem ajudar bastante no dia a dia dos makers. Tem alguma dica legal? Envie para nós.

Esta dica é para quem tem impressora 3D e vários quilos de plástico colorido. Nem todo mundo sabe, mas a maioria dos plásticos é muito sensível a umidade.

A maneira profissional de guardar seria usando aqueles sacos de embalagem a vácuo que algumas pessoas usam para guardar roupa na hora de viajar (e caber mais coisa na mala). Mas esses sacos em tamanho grande não são baratos e o correto seria puxar o ar com um aspirador de pó e ainda jogar silica gel dentro, que não é tão fácil de achar para comprar e só vende em grande quantidade.

A solução mais simples é usar uma caixa plástica destas que fecham bem e botar arroz dentro. O arroz pode ser jogado no fundo ou ficar contido em algum copo ou embalagem menor (mas sempre aberto).

Os mais detalhistas podem instalar um cano dentro da caixa (mas mantendo ela vedada por dentro) para segurar os rolos.

Se você quiser exagerar, ainda pode deixar o filamento permanentemente dentro da caixa, fazendo um buraco para ele sair e lacrando o buraco com alguma espuma. Este aqui é um exemplo, mas é apenas uma das várias soluções prontas que você pode achar na net.

Filament Storage 01

Ricardo Cavallini

Fundador do Makers Brasil.

Procurar