3dgun

Ano passado chamou muita atenção a noticia da primeira arma impressa totalmente funcional (em metal mesmo). Antes já havia se falado sobre uma arma impressa em plástico (super tosca mas que dava medo por nao ser vista pelo detector de metais) e sobre a impressão de pentes da AR-15 e AK-47 (que podem ser compradas legalmente e com o pente ficam ainda mais perigosas).

A legislação vai demorar para acompanhar, mas uma hora ou outra acabará saindo. Será proibido imprimir ou exportar arquivos 3D de armas. Mas, como já sabemos, mesmo nos países onde a lei funciona, esse controle não será viável.

As proibições geralmente afetam mais quem esta de acordo com a lei do que quem esta fora.

Nem mesmo pelos métodos legais será possível proibir. Ontem estava conversando com um amigo (o Luciano Ramalho) sobre isso e lembrando do caso do PGP, criado pelo Phil Zimmermann em 91. O PGP foi o primeiro software de criptografia e autenticação para as massas (e open source). Como era de se esperar, o governo caiu de pau. A exportação de criptografia sempre foi super controlada, quem lembra aqui que nem mesmo os bancos brasileiros conseguiam usar servidores web com criptografia forte para o internet banking?

O que o cara fez? Imprimiu o código em um livro via editora da MIT. Aí não pode proibir (liberdade de expressão, a tal Primeira Emenda da constituição). Qualquer um (em qualquer país) pode comprar o livro, passar um OCR (ou digitar na mão :), compilar o programa e distribuir livremente na internet.

Mas o que assusta não é a fabricação caseira de armas (ou armas feitas para um único indivíduo) pois isso não será interessante (financeiramente falando) por muitos anos. O problema será a fabricação para milícias e ditadores de países que hoje precisam recorrer a um expediente caro e demorado para conseguir armas.

Mesmo que uma arma demore muitas horas para ser impressa, demande um equipamento caro e uma equipe treinada, isso ainda será financeiramente mais interessante do que o tráfico.

Bastará ter os arquivos. E arquivos são muito mais fáceis de serem roubados ou contrabandeados.

No passado, muitos países usaram as fábricas locais para produzir armas, roupas e outras coisas para a guerra. No futuro, poderão fazer o mesmo com impressoras 3D compradas por empresas ou universidades.

A boa notícia é que, normalmente o lado negativo de uma nova tecnologia é primeiro a chamar atenção, e no caso das impressoras 3D isso não aconteceu. Antes de falar de armas, muitos falaram sobre impressão de próteses, reposição de órgãos etc.

A inscrição somente será efetuada após verificação de pagamento pelo sistema, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso.

Política de reembolso.

Em caso de cancelamento anterior a 120 horas do início do curso (5 dias corridos) será devolvido 85% do valor da inscrição.
Até 120 horas antes do início do curso (5 dias corridos), devolução 50% do valor da inscrição.
Em casos de não comparecimento ou cancelamento em até 48 horas antes do início do curso (2 dias), nenhum reembolso será realizado.

Até 48 horas de antecedência, o aluno poderá ceder sua vaga para outra pessoa, bastando indicar os dados da mesma. Esta vaga vale para o mesmo evento, não valendo para eventos que venham a ser realizados posteriormente. No caso do aluno optar por ceder sua vaga para outra pessoa, nenhum reembolso será realizado.

Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do evento, curso ou workshop, o Makers Brasil tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Neste caso, o reembolso será integral (100% do valor da inscrição) caso o aluno não opte por utilizar o valor como crédito em algum evento, curso ou workshop a ser realizado em outra data.

Qualquer devolução será realizada via depósito em conta.

O pedido de cancelamento deverá ser realizado pelo email que realizou o pagamento e está cadastrado no sistema, incluindo no pedido os dados completos da conta para receber o reembolso.

O depósito em conta será realizado em até 5 dias úteis do pedido de cancelamento. Poderá ser realizado via DOC, levando até 48 horas para entrar na conta indicada. Caso a forma de pagamento tenha sido via cartão de crédito, esta transação não será cancelada. O aluno receberá o reembolso via depósito bancário e caberá a ele arcar qualquer pagamento do seu cartão, incluindo possíveis multas por atraso caso ele não realize o pagamento em dia.

Em caso de dúvidas, entre em contato.

Comprometimento é o nosso compromisso

Professores especialistas

Para ter os melhores professores não basta achar as melhores pessoas. Temos um processo para preparar, acompanhar e avaliar nossos professores.

Didática é fundamental

Nos último 2 anos, tivemos centenas de alunos. Adultos e crianças, homens e mulheres e de uma variedade muito grande de profissões. Professor, dentista, médico, advogado, terapeuta, artista, programador, publicitário, comerciante, administrador, psicólogo, economista etc. Esta abrangência nos obriga ter didática para ensinar assuntos técnicos de forma fácil para leigos, sem ser tediosa para os experts.

Suporte a parte prática

A maior quantidade de professores por aluno do mercado. Durante a parte prática, um aluno com dúvida não demora para ser atendido.

Infraestrutura

Nos cursos práticos, cada aluno com seu próprio material. E sempre temos material extra para emergências. Se um componente apresenta problemas, conseguimos substituí-lo rapidamente.

Aulas em constante evolução

Estamos sempre atualizando os cursos e pensando em como melhorá-los. Acreditamos na evolução constante.

Estamos na frente

Somos a primeira escola e a única estruturada nos temas que abordamos. Em alguns temas, somos os únicos do mercado. Estar na frente também é importante quando um dos nossos objetivos é distribuir melhor o futuro que já chegou.

99,7% de aprovação

Os alunos avaliam de forma anônima pontos como domínio do professor, conteúdo, didática e infraestrutura. Praticamente todos os alunos recomendam nossos cursos.

Nossa avaliação representa nosso comprometimento.

Procurar