Contador Ciclistas 01

Esta semana conhecemos alguns projetos do Prodam, que responde a Secretaria de Gestão do município de São Paulo. O projeto mais interessante é o contador de ciclista.

Instalado na Faria Lima, ele conta a quantidade de ciclistas (e carros) que passam na avenida. Ele identifica vultos, ou seja, não consegue identificar pessoas ou placas.

Com as análises, é possível verificar bem o uso da bicicleta para ir e voltar do trabalho, assim como para o lazer nos finais de semana.

É um projeto experimental. Importante para mostrar o que pode ser feito com muito pouco investimento.

Agora, este mesmo sistema pode ser melhorado e adaptado para ser usado pelo Detran para monitorar fluxo e volume de tráfego nas ruas e avenidas.

É muito mais eficiente que o método que é usado há décadas, com funcionários usando binóculos, cronômetros e rádios no topo de prédios.

Saber que isso é feito assim até hoje é frustrante, e justamente por isso este tipo de iniciativa — que a princípio parece amadora e perda de tempo — é tão importante.

Ela não apenas dá exemplo para todos que é possível fazer mais com menos, como poderá ter um case real muito em breve.

Para uso em escala, o sistema precisa ser melhorado. Para fazer isso existe custo. Mas lembrando que qualquer solução adotada pode ter problemas (possíveis desvios, burocracias e erros de planejamento), se o Detran adotar a solução será muitas vezes mais barato que a solução que estavam para adotar.

A solução proposta antes do Prodam mostrar seu protótipo visava instalar lombadas eletrônicas (o mesmo sistema que é usado para multas). Além do custo financeiro da lombada ser muito maior, tem o custo de instalação e o impacto no trânsito para realizar obras de instalação e manutenção.

A tecnologia.

O sistema conta com um Arduino, sensor de umidade, pressão e temperatura, uma webcam e um PC.

Claro que a solução final pode simplificar muito esta estrutura, eliminando ou substituindo componentes (como o PC ou o Arduino) e tornando ela mais prática (compacta e baixo consumo de energia), mais barata e mais eficiente.

Para o sistema de imagens, usaram as libraries do OpenCV, projeto de código aberto com mais de 2.500 algoritmos prontos para explorar a visão computacional e identificar mudanças na imagem.

O código está disponível e qualquer pessoa pode mandar melhorarias e sugestões.

A inscrição somente será efetuada após verificação de pagamento pelo sistema, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso.

Política de reembolso.

Em caso de cancelamento anterior a 120 horas do início do curso (5 dias corridos) será devolvido 85% do valor da inscrição.
Até 120 horas antes do início do curso (5 dias corridos), devolução 50% do valor da inscrição.
Em casos de não comparecimento ou cancelamento em até 48 horas antes do início do curso (2 dias), nenhum reembolso será realizado.

Até 48 horas de antecedência, o aluno poderá ceder sua vaga para outra pessoa, bastando indicar os dados da mesma. Esta vaga vale para o mesmo evento, não valendo para eventos que venham a ser realizados posteriormente. No caso do aluno optar por ceder sua vaga para outra pessoa, nenhum reembolso será realizado.

Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do evento, curso ou workshop, o Makers Brasil tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Neste caso, o reembolso será integral (100% do valor da inscrição) caso o aluno não opte por utilizar o valor como crédito em algum evento, curso ou workshop a ser realizado em outra data.

Qualquer devolução será realizada via depósito em conta.

O pedido de cancelamento deverá ser realizado pelo email que realizou o pagamento e está cadastrado no sistema, incluindo no pedido os dados completos da conta para receber o reembolso.

O depósito em conta será realizado em até 5 dias úteis do pedido de cancelamento. Poderá ser realizado via DOC, levando até 48 horas para entrar na conta indicada. Caso a forma de pagamento tenha sido via cartão de crédito, esta transação não será cancelada. O aluno receberá o reembolso via depósito bancário e caberá a ele arcar qualquer pagamento do seu cartão, incluindo possíveis multas por atraso caso ele não realize o pagamento em dia.

Em caso de dúvidas, entre em contato.

Comprometimento é o nosso compromisso

Professores especialistas

Para ter os melhores professores não basta achar as melhores pessoas. Temos um processo para preparar, acompanhar e avaliar nossos professores.

Didática é fundamental

Nos último 2 anos, tivemos centenas de alunos. Adultos e crianças, homens e mulheres e de uma variedade muito grande de profissões. Professor, dentista, médico, advogado, terapeuta, artista, programador, publicitário, comerciante, administrador, psicólogo, economista etc. Esta abrangência nos obriga ter didática para ensinar assuntos técnicos de forma fácil para leigos, sem ser tediosa para os experts.

Suporte a parte prática

A maior quantidade de professores por aluno do mercado. Durante a parte prática, um aluno com dúvida não demora para ser atendido.

Infraestrutura

Nos cursos práticos, cada aluno com seu próprio material. E sempre temos material extra para emergências. Se um componente apresenta problemas, conseguimos substituí-lo rapidamente.

Aulas em constante evolução

Estamos sempre atualizando os cursos e pensando em como melhorá-los. Acreditamos na evolução constante.

Estamos na frente

Somos a primeira escola e a única estruturada nos temas que abordamos. Em alguns temas, somos os únicos do mercado. Estar na frente também é importante quando um dos nossos objetivos é distribuir melhor o futuro que já chegou.

99,7% de aprovação

Os alunos avaliam de forma anônima pontos como domínio do professor, conteúdo, didática e infraestrutura. Praticamente todos os alunos recomendam nossos cursos.

Nossa avaliação representa nosso comprometimento.

Procurar