Sparked
O Cirque du Soleil, a universidade ETH Zurich, e o estúdio Verity Studios fizeram uma parceria para desenvolver um curta usando 10 quadricópteros. Além do curta, vale ver o making off.
Tal Golesworthy é engenheiro. Ele foi diagnosticado com uma síndrome que, segundo seus médicos, pedia uma cirurgia preventiva invasiva e arriscada. E pior, tomar drogas anticoagulantes o resto da vida colocando-o em alto risco de hemorragias.
Não satisfeito, ele imprimiu seu coração em 3D e criou sua própria solução. Foi operado e vive bem até hoje. Sua solução já foi usada em mais de 70 pacientes pelo mundo. Nem todos os casos são de suceso, sua técnica ainda é estuda para entender as vantagens, desvantagens e quais as situações onde é indicada.
Mas o que é incrível nesta história é que demonstra que qualquer pessoa pode criar qualquer produto.
Também demonstra que a indústria não tem foco em resolver problemas que afetam poucas pessoas. O foco da última Revolução Industrial é na escala.
Problemas raros como o de Golesworthy precisam buscar alternativas. Quem sabe no futuro teremos hackathons ou empresas menores buscando soluções para problemas específicos?