Valentina Vladimirovna Tereshkova, A Primeira Mulher No Espaço.

Em 2014, os EUA colocaram uma mulher como Chief Technology Office. A escolhida foi Megan Smith, a mulher que esteve por trás do projeto Made With Code.

A importância do cargo me fez lembrar de um ponto que tratamos em alguns dos nossos cursos e que estou para escrever faz um tempo.

Levante os nomes influentes, os que estão fazendo diferença, os que estão sobressaindo, os que estão levando o movimento maker para a frente.

Não importa qual corte seja. O movimento tem um número consideravelmente maior que a média de mulheres em destaque.

Alguns exemplos, apenas para ilustrar o que estou dizendo.

  • Limor Fried, fundadora da Adafruit Industries, uma das empresas de maior destaque do movimento.
  • Ayah Bdeir, fundadora da Little Bits, uma empresa que dispensa qualquer comentário.
  • Jenny Lawton, presidente da Makerbot, um dos players mais importantes de impressão 3D.
  • Helen Zelman, co-fundadora da Lemnos Labs, uma aceleradora de hardware.
  • Amanda Peyton, co-fundadora da Grand St., marketplace de produtos makers.
  • No universo de Wearables tem vários exemplos. Para citar apenas três: Madison Maxey, fundadora da Crated e um dos nomes de maior destaque no universo de Wearable computing; Kristin Neidlinger, fundadora da Sensoree, empresa que cria produtos que misturam roupas e tecnologia de forma adaptativa e envolvente e; Linda Franco, co-fundadora da Machina.
  • Becky Pilditch, co-fundadora da Bare Conductive, que faz a tinta condutora que serve para prototipar ou levar eletrônica para a diversão.
  • Jane ni Dhulchaointigh, fundadora da Sugru, a massinha do futuro.
  • Debra Sterling, fundadora e CEO da GoldieBlox, que produz brinquedos que são kits de engenharia para meninas.
  • Kegan Schowenburg, co-fundadora da Sols, empresa que mistura computação e impressão 3D para melhorar o desempenho humano.
  • Alice Taylor e Jo Roach, co-fundadoras do makieLab, cujo produto é uma espécie de Barbie DIY.
  • Marleen Vogelaar, co-fundadora da Shapeways, o mais famoso marketplace de impressão 3D.

E novos nomes surgindo, como Grace Choi, que hackeou uma impressora comum para imprimir maquiagem, um movimento que pode mudar pra sempre a indústria de cosméticos, que movimenta dezenas de bilhões de dólares todos os anos.

Não é apenas uma questão de comparar com a média geral, de outros segmentos ou indústrias. É também lembrar que o movimento tem um forte traço tecnológico — inclusive na produção de hardware —, onde a presença das mulheres em destaque é ainda menor que em outras áreas.

A pergunta que muitos fariam é:

por que as mulheres mandam tão bem no movimento maker?

Mas esta é a pergunta errada. É sexista, é míope!

Se é mérito da mulher se dar bem no movimento maker, seria desmérito se dar mal em outras frentes. A pergunta poderia ser:

por que as mulheres não conseguem o mesmo desempenho em outras áreas?

Novamente, é a pergunta errada.

Ambas podem trazer o entendimento que a culpa ou a deficiência está nas mulheres. Partem do princípio que a mulher é inferior, quando sabemos que, se existe alguma diferença, elas estão facilmente em vantagem.

Então, talvez a pergunta correta seja: o que o movimento maker tem de especial que permite que as mulheres atinjam seu verdadeiro potencial?

Seria por:

  • ter um forte elo com comunidade e, por isso, ser menos preconceituoso?
  • ser um movimento de pessoas e por isso menos propício aos “vícios” e preconceitos do século passado, tão comum em grandes empresas?
  • ser uma nova indústria e, portanto, muito mais aderente a cultura atual, onde o preconceito e a ignorância não cabem mais?
  • ser um campo tão vasto para criar coisas, portanto bem menos tedioso para as mulheres que outras áreas?
  • ter tecnologias tão fáceis como Arduino e impressão 3D, derrubando a ideia que tecnologia é algo difícil para mulheres, percepção que foi massivamente imposta?
  • E, sendo sexista, mas contrário ao padrão, seria por ser um movimento que exige uma série de inteligências e qualidades (senso de comunidades, criatividade, perseverança, preocupação com detalhes etc.) que são mais facilmente encontradas em mulheres do que homens?

Eu não sei a resposta. Mas se eu fosse mulher e engajada, tentaria descobrir. Pode ser uma maneira interessante e efetiva de descobrir como dar mais oportunidades para as mulheres.

Eu acredito muito no poder do exemplo, então a boa notícia é que isso deve se alastrar para outras indústrias.

Uma mulher que se destaca, inspira e favorece muitas outras a florescerem.

GO WOMAN GO!

abaixo, slide que usamos em um dos nossos cursos para falar desta questão

A inscrição somente será efetuada após verificação de pagamento pelo sistema, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso.

Política de reembolso.

Em caso de cancelamento anterior a 120 horas do início do curso (5 dias corridos) será devolvido 85% do valor da inscrição.
Até 120 horas antes do início do curso (5 dias corridos), devolução 50% do valor da inscrição.
Em casos de não comparecimento ou cancelamento em até 48 horas antes do início do curso (2 dias), nenhum reembolso será realizado.

Até 48 horas de antecedência, o aluno poderá ceder sua vaga para outra pessoa, bastando indicar os dados da mesma. Esta vaga vale para o mesmo evento, não valendo para eventos que venham a ser realizados posteriormente. No caso do aluno optar por ceder sua vaga para outra pessoa, nenhum reembolso será realizado.

Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do evento, curso ou workshop, o Makers Brasil tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Neste caso, o reembolso será integral (100% do valor da inscrição) caso o aluno não opte por utilizar o valor como crédito em algum evento, curso ou workshop a ser realizado em outra data.

Qualquer devolução será realizada via depósito em conta.

O pedido de cancelamento deverá ser realizado pelo email que realizou o pagamento e está cadastrado no sistema, incluindo no pedido os dados completos da conta para receber o reembolso.

O depósito em conta será realizado em até 5 dias úteis do pedido de cancelamento. Poderá ser realizado via DOC, levando até 48 horas para entrar na conta indicada. Caso a forma de pagamento tenha sido via cartão de crédito, esta transação não será cancelada. O aluno receberá o reembolso via depósito bancário e caberá a ele arcar qualquer pagamento do seu cartão, incluindo possíveis multas por atraso caso ele não realize o pagamento em dia.

Em caso de dúvidas, entre em contato.

Comprometimento é o nosso compromisso

Professores especialistas

Para ter os melhores professores não basta achar as melhores pessoas. Temos um processo para preparar, acompanhar e avaliar nossos professores.

Didática é fundamental

Nos último 2 anos, tivemos centenas de alunos. Adultos e crianças, homens e mulheres e de uma variedade muito grande de profissões. Professor, dentista, médico, advogado, terapeuta, artista, programador, publicitário, comerciante, administrador, psicólogo, economista etc. Esta abrangência nos obriga ter didática para ensinar assuntos técnicos de forma fácil para leigos, sem ser tediosa para os experts.

Suporte a parte prática

A maior quantidade de professores por aluno do mercado. Durante a parte prática, um aluno com dúvida não demora para ser atendido.

Infraestrutura

Nos cursos práticos, cada aluno com seu próprio material. E sempre temos material extra para emergências. Se um componente apresenta problemas, conseguimos substituí-lo rapidamente.

Aulas em constante evolução

Estamos sempre atualizando os cursos e pensando em como melhorá-los. Acreditamos na evolução constante.

Estamos na frente

Somos a primeira escola e a única estruturada nos temas que abordamos. Em alguns temas, somos os únicos do mercado. Estar na frente também é importante quando um dos nossos objetivos é distribuir melhor o futuro que já chegou.

99,7% de aprovação

Os alunos avaliam de forma anônima pontos como domínio do professor, conteúdo, didática e infraestrutura. Praticamente todos os alunos recomendam nossos cursos.

Nossa avaliação representa nosso comprometimento.

Procurar