Wire 3D Printing

Você é programador e está entrando no universo das impressoras 3D?

Existe um campo bem interessante para você começar a brincar.

Não sei se você sabe, mas impressoras 3D não são inteligentes. Elas apenas seguem ordens. Nenhum movimento feito é resultado de alguma interpretação dela. Dito assim pode parecer óbvio, mas muitos acreditam que a impressora 3D recebe o arquivo com o objeto tridimensional e extruda o plástico de acordo com essa estrutura.

Mas não é isso que acontece. Existe uma etapa intermediária. A inteligência de impressão, incluindo questões de qual caminho percorrer, velocidade, temperatura e tudo mais, são passados por um arquivo de impressão, gerado por programas feitos especificamente para esse fim.

A graça disso é que esta inteligência pode ser deturpada, modificada e melhorada sem precisar hackear a impressora.

E isso pode gerar coisas interessantes, vou citar 3 no texto abaixo:

Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D PrintingWire 3D PrintingWire 3D PrintingWire 3D PrintingWire 3D PrintingWire 3D PrintingWire 3D Printing

Estudantes de arquitetura e urbanismo chineses montaram uma CNC com 6 eixos que extruda plástico ABS na ponta.

É um projeto mais conceitual. Eles queriam mostrar que é possível diminuir a distancia entre design e fabricação, ou seja, uma maneira de arquitetos fabricarem seu trabalho com velocidade e precisão.

Como parte da filosofia chinesa tem esta pegada de “a natureza como professora”, emular uma aranha tecendo pareceu apropriado para eles.

O projeto é interessante em diversos níveis, mas uma das coisas que chama atenção é que, apesar da extrusão ser uma impressão 3D, como ela não é “camada por camada”, se assemelha mais as canetas 3D. Ainda mais quando o mecanismo usado é um braço robótico Kuka.

Outro exemplo vem de um trabalho de pesquisa da Universidade de Cornell, cujo objetivo era deixar o processo de prototipagem mais rápido.

Muito provavelmente este trabalho deve ter servido de inspiração para os estudantes chineses, pois além de ser anterior, teve uma versão cuja aplicação era através de um braço robótico.

A mecânica é similar ao projeto chinês, mas tem objetivo prático de criar previews rápidos das peças impressas extrudando apenas o wireframe das mesmas.

Muito mais rápido e usando muito menos material. Repare nas fotos que é possível selecionar parte do modelo para ser impresso do jeito “tradicional” (veja o focinho do coelho) ajudando na visualização da parte que está sendo trabalhada com maior nível de detalhe.

Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
3D Pen
3Doodler
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D Printing
Wire 3D PrintingWire 3D Printing3D PenWire 3D PrintingWire 3D PrintingWire 3D PrintingWire 3D PrintingWire 3D PrintingWire 3D Printing

O último exemplo vem de uma campanha de crowdfunding. Não foi bem sucedida para conseguir o investimento, mas ainda vale como ilustração. A proposta era fazer partes customizaveis para longboard usando impressão 3D mas controlando a direção da impressão para conseguir mais resistência com menos peso.

3D Print
3D Print
3D Print
3D Print
3D Print
3D Print3D Print

Enfim, se você é programador, tem muita coisa interessante pra fazer no universo de CNC e impressoras 3D.

Apesar de muitas vezes o projeto precisar de mudanças também no hardware, se você é programador deveria olhar com mais carinho para as impressoras 3D. É um campo novo e que tem bastante oportunidade para evoluir.

A inscrição somente será efetuada após verificação de pagamento pelo sistema, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso.

Política de reembolso.

Em caso de cancelamento anterior a 120 horas do início do curso (5 dias corridos) será devolvido 85% do valor da inscrição.
Até 120 horas antes do início do curso (5 dias corridos), devolução 50% do valor da inscrição.
Em casos de não comparecimento ou cancelamento em até 48 horas antes do início do curso (2 dias), nenhum reembolso será realizado.

Até 48 horas de antecedência, o aluno poderá ceder sua vaga para outra pessoa, bastando indicar os dados da mesma. Esta vaga vale para o mesmo evento, não valendo para eventos que venham a ser realizados posteriormente. No caso do aluno optar por ceder sua vaga para outra pessoa, nenhum reembolso será realizado.

Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do evento, curso ou workshop, o Makers Brasil tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Neste caso, o reembolso será integral (100% do valor da inscrição) caso o aluno não opte por utilizar o valor como crédito em algum evento, curso ou workshop a ser realizado em outra data.

Qualquer devolução será realizada via depósito em conta.

O pedido de cancelamento deverá ser realizado pelo email que realizou o pagamento e está cadastrado no sistema, incluindo no pedido os dados completos da conta para receber o reembolso.

O depósito em conta será realizado em até 5 dias úteis do pedido de cancelamento. Poderá ser realizado via DOC, levando até 48 horas para entrar na conta indicada. Caso a forma de pagamento tenha sido via cartão de crédito, esta transação não será cancelada. O aluno receberá o reembolso via depósito bancário e caberá a ele arcar qualquer pagamento do seu cartão, incluindo possíveis multas por atraso caso ele não realize o pagamento em dia.

Em caso de dúvidas, entre em contato.

Comprometimento é o nosso compromisso

Professores especialistas

Para ter os melhores professores não basta achar as melhores pessoas. Temos um processo para preparar, acompanhar e avaliar nossos professores.

Didática é fundamental

Nos último 2 anos, tivemos centenas de alunos. Adultos e crianças, homens e mulheres e de uma variedade muito grande de profissões. Professor, dentista, médico, advogado, terapeuta, artista, programador, publicitário, comerciante, administrador, psicólogo, economista etc. Esta abrangência nos obriga ter didática para ensinar assuntos técnicos de forma fácil para leigos, sem ser tediosa para os experts.

Suporte a parte prática

A maior quantidade de professores por aluno do mercado. Durante a parte prática, um aluno com dúvida não demora para ser atendido.

Infraestrutura

Nos cursos práticos, cada aluno com seu próprio material. E sempre temos material extra para emergências. Se um componente apresenta problemas, conseguimos substituí-lo rapidamente.

Aulas em constante evolução

Estamos sempre atualizando os cursos e pensando em como melhorá-los. Acreditamos na evolução constante.

Estamos na frente

Somos a primeira escola e a única estruturada nos temas que abordamos. Em alguns temas, somos os únicos do mercado. Estar na frente também é importante quando um dos nossos objetivos é distribuir melhor o futuro que já chegou.

99,7% de aprovação

Os alunos avaliam de forma anônima pontos como domínio do professor, conteúdo, didática e infraestrutura. Praticamente todos os alunos recomendam nossos cursos.

Nossa avaliação representa nosso comprometimento.

Procurar