Este post faz parte da nossa série de dicas simples e despretensiosas (e as vezes até bobinhas), mas que podem ajudar bastante no dia a dia dos makers. Tem alguma dica legal? Envie para nós.

Para prototipar, nem sempre usamos uma mesa apropriada. E muitas coisas não tem um bom acabamento na parte inferior, podendo causar riscos nas mesa ou até danificar o equipamento durante o uso.

Dois exemplos. Esta luminária de mesa é um ótimo benefício, mas sua base vem sempre com algum parafuso que arranha a mesa. Apertar mais pode espanar. Além disso, em algumas mesas, o plástico escorrega muito.

Comprando uma placa de borracha bem fina, dessas que você encontra em qualquer casa do artista, você pode resolver isso bem fácil. Na foto, um close da borracha já colada. Se não quiser colar, dupla face também resolve.

Mas o melhor exemplo disso são as placas de prototipagem como a Arduino Uno. Os pingos de solda são cheios de bicos que, além de riscar a mesa, podem estragar o contato por causa do atrito constante com a superfície.

Para colar você pode usar cola branca Cascorex. Deixe secar por 2 dias e pronto. Resolvido.

Luminaria

Ricardo Cavallini

Fundador do Makers Brasil.

Procurar