Impressão 3D

update: o encontro já rolou e foi um sucesso. obrigado a todos 😀

Que tal um chá da tarde com laser e resina?

Vamos testar a Form1 e adoraríamos ter alguns de vocês como nossos convidados.

A Form1 é uma boa amostra da rápida evolução das impressoras 3D.

Uma impressora de Estereolitografia (um laser que faz a resina passar pelo processo de cura e endurecer), tecnologia que costumava ser usada apenas em impressoras profissionais caríssimas.

A resolução dela é impressionante. Ela consegue fazer camadas com apenas 25 mícrons de distância.

Mícrons…. Pra ficar fácil, 1 mícron é mil vezes menor que um milímetro. Tão pequerrucho que se tiver uma jacuzzi de 25 mícrons de raio, um espermatozóide humano precisaria ficar com o rabo enroladinho pra caber.

Para ter uma ideia, a geração anterior de impressoras com custo acessível (leia-se abaixo de 5 mil dólares) tinham camadas de 200 micros. Os modelos novos estão na casa dos 100 mícrons, ou seja, a Form1 tem 4 vezes mais precisão.

É possível fazer objetos pequenos com ótima nível de detalhe, inclusive com partes móveis.

Como participar

Enquanto ela imprime, tomaremos chá, café, comeremos alguns quitutes. Você pode vir pela impressora, pelo chá, pelos quitutes ou apenas pelo bate papo.

Mas, como não cabe todo mundo, será petit comité, ou seja, infelizmente seremos obrigados a escolher apenas algumas pessoas.

Então, conta pra gente (via comentário, email ou mensagem privada) por que você gostaria ou deveria ser chamado? Não fique com vergonha, isso aqui não é a Fuvest. Pode ser jornalista, um artista, alguém que cruzou o oceano a nado, uma criança curiosa, um bom papo, alguém que vai trazer um bolo bem gostoso…

Ah, e ainda não escolhemos o que vamos testar, então pode mandar algo que você tenha criado para escolhermos.

Será no nosso escritório na Al. Santos. Marcaremos a data nos próximos dias.

Abaixo, da esquerda pra direita: modelo 3D; o mesmo modelo impresso na Form1; peça com partes móveis; peça translúcida com canal onde é possível inserir algum líquido. Abaixo destas imagens, o vídeo de sua campanha no Kickstarter.

Procurar