Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3D
Caneta 3DCaneta 3DCaneta 3DCaneta 3DCaneta 3DCaneta 3D

Alguma vez você se deparou com uma folha em branco?

Seja um papel de verdade ou um documento aberto vazio no seu computador? Quem já passou por isso entende o tamanho do desafio. E quem venceu sabe como isso pode ajudar em nosso desenvolvimento. Um texto, um desenho. Uma obra. Entre algo bobo e grandioso só você e o vazio do papel. Escrevendo assim parece uma tentativa de soar poético, mas não. Estou descrevendo sobre algo bem prático.

Nem todo mundo que tem talento sabe disso.
Nem todo mundo que tem potencial explorou ou aprimorou.

Parte desse gap entre ter e usar passa pela visão como a nossa sociedade encara a carreira e a educação. Direcionamento, incentivo e inspiração. Mas uma parte importante também está no acesso. Acesso as ferramentas, a tecnologia. O papel é tecnologia, o lápis, o computador etc. Alguns talentos conseguem passar por cima disso tudo. Não mas muitos outros simplesmente não desabrocham.

Quase duas décadas de internet foram uma boa prova da tecnologia viabilizando esse lado da ferramenta, muita coisa tosca surgiu, mas muita coisa boa também. Obras que não esperávamos, obras que não imaginávamos. Talento que nem mesmo seus autores sabiam ter. Toda essa introdução para dizer que chegou meu 3Doodler. Projeto que só se viabilizou porque 26 mil pessoas acreditaram nele. Fui um dos bakers.

Mas nesse texto, o 3Doodler não é exemplo do fruto da tecnologia. É exemplo de ferramenta. Alguns de vocês já conhecem, é uma caneta que desenha no ar?

A primeira vez que fui usá-lo, não foi uma folha em branco que apareceu na minha frente, foi o ar. Invisível, intocável, inodoro mas ainda assim, mais incômodo e provocador que a folha de papel.

Obviamente que ele nunca será tão onipresente como uma folha de papel. Mas com nossas crianças escrevendo e desenhando no ar, muitos talentos não esperados poderão aparecer e produzir coisas maravilhosas para todos nós. Para deixar o mundo melhor e servir de exemplo e inspirar novos talentos. Então, nunca se esqueça disso:

Seu filho pode ser o novo Niemeyer!

Ricardo Cavallini

Fundador do Makers Brasil.

Procurar