Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D Print
Shelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D PrintShelby Cobra 3D Print

Ok, você já conhecia o carro impresso da Local Motors, cujo maior diferencial não era exatamente ser impresso, mas ser produzido em uma mini fábrica com conceitos abertos e colaborativos.

Até porque, a qualidade da impressão deixava muito a desejar.

Quem ajudou a Local Motors foi a Oak Ridge, um laboratório de inovação voltado para o processo de manufatura.

Mas a Oak resolveu ir mais longe e produziram um carro impresso com uma qualidade que assusta um pouco. Não dá pra ver a diferença entre o impresso e um não impresso.

A impressão usou um composto de ABS e fibra de carbono. Sim, tiveram que lixar, passar massa em alguns pontos e ter um bom trabalho de acabamento.

E antes que você critique, olhe os números. Foram 6 semanas do conceito ao carro pronto. Segundo a Oak, o próximo levará muito menos tempo não apenas por pular o processo de concepção mas porque eles precisaram criar novas ferramentas e técnicas para produzir o carro, tempo que não será necessário para fazer os próximos.

As peças foram impressas em 24 horas. Você que conhece impressão 3D deve estar estranhando, mas o processo da Oak é de 500 a mil vezes mais rápida que a impressão FDM tradicional.

Para quem gosta de informações técnicas, usaram um nozzle de 0.2 polegadas com uma variação na superfície de de 0.020 polegadas

O processo parece bem eficiente do ponto de vista de energia. Segundo a Oak, foram 1,7 mil BTUs por libra. Em uma rápida pesquisa não achei nada que pudesse ser comparado, visto que a Oak só botou nesta conta o processo de impressão e não motor, bateria e outras peças que fazem parte do relatório de eficiência da manufatura tradicional. Um Toyota Prius consome 113 mil e um Hummer 200 mil para serem produzidos. Mas cerca de 31 mil são relativos ao motor. Ainda assim, o processo novo parece ser algumas vezes mais eficiente que o tradicional.

De qualquer forma, o consumo de energia durante o tempo de vida de um veículo é 10 vezes maior que sua fabricação. E ambos (fabricação e uso) tem consumo de energia diretamente relacionado ao peso, outra vantagem deste processo. O carro pesa 1.400 libras, enquanto um Shelby Cobra original pesa cerca de 2.500 libras.

Making of abaixo, e se quiser ver mais, no Youtube da Oak tem 2 vídeos de time-lapse.

Procurar